Get your own Digital Clock

domingo, 24 de março de 2013

Haiti



O Haiti é aqui


 De que serve um coração se não bate pelo Haiti? – cantava uma canção de Jorge Drexel composta logo após o terrível terremoto de 2010.  E Caetano clamava e convocava: “Pense no Haiti, reze pelo Haiti.”  Quando comermos mais de três vezes ao dia, e estivermos dormindo em camas confortáveis, abrigados em casas seguras, cercados por nossos familiares e entes queridos, é bom pensar e rezar pelo Haiti.  E mais: pensar e rezar pelo Brasil, para que não entre no caminho de um poder cego e de um capitalismo voraz que considera indesejáveis seres humanos que buscam seu território para ali trabalhar e viver dignamente.  
Que o Haiti seja aqui e que o Brasil seja haitiano na acolhida e abertura a esses que vêm saídos da grande tribulação da pobreza e do abandono.

As relações entre Brasil e Haiti são as relações diplomáticas entre a República Federativa do Brasil e a República do Haiti. Os dois países mantém relações bem próximas, devido à atuação das Forças Armadas do Brasil na Missão das Nações Unidas para a estabilização no Haiti desde 2004, e também à ajuda humanitária após o Sismo do Haiti de 2010.

levando em conta de que o Haiti não é aqui,existem lugares,espaços de pobreza frequente aqui no nosso país, alguns lugares tipo comunidades,outros lugares "abandonados" esquecidos,lugares que pessoas não frequentam muito..
mas também á seus autos e baixos,lugares ricos desenvolvidos e de muita "consideração" a população.





Uma parte da música do Caetano Veloso diz o seguinte:

Música Caetano Veloso – Haiti

(...)
Não importa nada:
Nem o traço do sobrado
Nem a lente do fantástico,
Nem o disco de Paul Simon
Ninguém, ninguém é cidadão
Se você for a festa do pelô, e se você não for
Pense no Haiti, reze pelo Haiti
O Haiti é aqui
O Haiti não é aqui (...)

(...)
111 presos indefesos, mas presos são quase todos pretos

Ou quase pretos, ou quase brancos quase pretos de tão pobres
E pobres são como podres e todos sabem como se tratam os pretos
E quando você for dar uma volta no Caribe
E quando for trepar sem camisinha
E apresentar sua participação inteligente no bloqueio a Cuba
Pense no Haiti, reze pelo Haiti
O Haiti é aqui
O Haiti não é aqui(...)

O Brasil e o Haiti têm algumas semelhanças sobre o Haiti ser aqui, pretos, pobres,e brancos considerados pretos por serem pobres,são discriminados, maltratados,tratados como podres, como se não fossem humanos.

(...)“Pra ver do alto a fila de soldados, quase todos pretos
Dando porrada na nuca de malandros pretos
De ladrões mulatos e outros quase brancos
Tratados como pretos”(...)

Aqui em muitos casos policiais julgam logo de cara os pretos, por muitas as vezes pelo o uso de suas vestes, ou por apenas morar em comunidades. Aqui é uma discriminação, uma corrupção, uma desigualdade...
“O Haiti é aqui. O Haiti não é aqui” 

2 comentários: