Get your own Digital Clock

sábado, 23 de março de 2013


História do Dia Internacional da Mulher



O dia 8 de março de 1857 ficou conhecido como o dia internacional da mulher após uma fatalidade que ocorreu na fábrica de tecidos na cidade de Nova Iorque, quando as operárias da fábrica fizeram greve. Após ocuparem a fábrica e começarem a protestar sobre melhores condições de trabalho,melhoramento do salário,e direitos iguais aos dos homens.

A manifestação foi proibida de uma forma cruel e violenta. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 mulheres  morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano.

Depois desse fato histórico, somente no ano de 1910, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", Mas somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU.

Após a oficialização da data,na maioria dos países, realizam-se conferências, debates e reuniões cujo objetivo é discutir o papel da mulher na sociedade atual. O esforço é para tentar diminuir e quem sabe um dia terminar, com o preconceito e a desvalorização da mulher. Mesmo com todos os avanços, elas ainda sofrem, em muitos locais, com salários baixos, violência masculina, jornada excessiva de trabalho e desvantagens na carreira profissional. Muito foi conquistado, mas muito ainda há para ser modificado nesta história. 

Podemos dizer que o dia 24 de fevereiro de 1932 foi uma marcante data  na história da mulher brasileira. Nesta data foi instituído o voto feminino. As mulheres conquistavam, depois de muitos anos de reivindicações e discussões, o direito de votar e serem eleitas para cargos no executivo e legislativo.


8 de Março





O dia das mulheres não só é considerado no dia 8 de março, mas sim todos os dias. As mulheres lutaram para seus direitos, morreram em modo covarde por apenas quererem direitos iguais aos dos homens, as mulheres até hoje sofrem preconceitos e nem por isso desistem de mudar isso na história.

Guerreiras,conquistadoras e objetivas, mulheres, é assim que são chamadas,mesmo depois de muita violência,mortes hoje mais que nunca as
mulheres estão mais perto de alcançarem seus objetivos.

Mulheres, depois de muita luta, hoje elas tem o direito de serem o que bem querem, mães,advogadas,médicas,mecânicas,trabalhadoras,donas de casa, hoje tem mulheres que sustentam seu próprio lar,mulheres que se indicam para serem eleitas, até mesmo como hoje,que temos uma presidenta Dilma Rousseff .

Grandes capacidades como qualquer um homem tem, força de vontade e determinação, elas conseguiram fazer com que o preconceito diminui-se, mas ainda isso não significa que acabou,ainda existe,em salários em que as mulheres recebem menos que os homens mesmo estando no mesmo cargo, ou em situações de que alguns homens são machistas de mais.

Para esses homens machistas acho que nunca vão mudar de ideia ,eles acham que o lugar da mulher é cozinhando,limpando e lavando,para esses tipos de “homens” a mulher deve ter o direito apenas de ficar em casa, mas o que eles não sabem é que eles estão mais que enganados. Lugar de mulher é onde ela quiser estar, e não aonde um “homem” covarde que agride a mulher,que não a respeita acha que ela deve estar.

Hoje podemos dizer que vale apena lutar pelo que quer. E quem foi que disse que mesmo assim ainda devemos ficar em casa ? E quem foi que disse que depois de muita luta,depois da conquista paramos por aqui?

Não as mulheres ainda não pararam de lutar, até o preconceito acabar, até mesmo terem direitos,autoridades iguais para todos. Mulheres nasceram para vencer todos os problemas que surgirem,todos os obstáculos, são vencedoras .

Nenhum comentário:

Postar um comentário