Get your own Digital Clock

sábado, 23 de março de 2013

Dia internacional contra a discriminação racial


Dia internacional contra a discriminação racial

Dia 21 de março



No dia 21 de março de 1960,  Shapeville, África do Sul, 20 mil negros protestavam contra a lei do passe, que os obrigava a portar cartões de identificação, especificando os locais por onde eles podiam circular.

No bairro de Shaperville, os manifestantes se depararam com tropas do exército. Mesmo sendo uma manifestação pacífica, o exército atirou sobre a multidão, matando 69 pessoas e ferindo outras 186. Esta ação ficou conhecida como o Massacre de Shaperville. Em memória à tragédia, a ONU – Organização das Nações Unidas – instituiu 21 de março como o Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial. 

O Artigo I da Declaração das Nações Unidas sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação Racial diz o seguinte:

"Discriminação Racial significa qualquer distinção, exclusão, restrição ou preferência baseada na raça, cor, ascendência, origem étnica ou nacional com a finalidade ou o efeito de impedir ou dificultar o reconhecimento e exercício, em bases de igualdade, aos direitos humanos e liberdades fundamentais nos campos político, econômico, social, cultural ou qualquer outra área da vida pública" 

O racismo se apresenta, de forma velada ou não, contra judeus, árabes, mas sobre tudo negros. No Brasil, onde os negros representam quase a metade da população, chegando a 80 milhões de pessoas, o racismo ainda é um tema delicado. 

Para Paulo Romeu Ramos, do Grupo Afro-Sul, as novas gerações já têm uma visão mais aberta em relação ao tema. “As pessoas mudaram, o que falta mudar são as tradições e as ações governamentais”, afirma Paulo. O Grupo Afro-Sul é uma ONG de Porto Alegre, que promove a cultura negra em todos os seus aspectos. 

Segundo o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD – em seu relatório anual, "para conseguir romper o preconceito racial, o movimento negro brasileiro precisa criar alianças e falar para todo o país, inclusive para os brancos. Essa é a única maneira de mudar uma mentalidade forjada durante quase cinco séculos de discriminação”. 

                    

Por que tanta descriminação?



Por que tanto esse preconceito, esse racismo? Se todos nós somos iguais? Por que as pessoas vêm diferenças onde não há?

Ainda mesmo depois de tanto fato histórico sobre esse assunto descriminação,  foram poucas as pessoas que realmente aprenderam.

Ainda existe racismo e preconceito, nos olhos das pessoas,ainda têm diferenças onde não existe. Algumas pessoas vem os negros,as pessoas especiais como se elas fossem de outro planeta.

Existem pessoas que têm preconceitos mas não demonstra, guarda para se mesmo, já pelo contrario existem aquelas pessoas que querem transformar a vida das outras em um verdadeiro “inferno”.

Em diversos casos da descriminação,os atingidos são altamente descriminados, essas pessoas que tem o racismo em mente tratam as pessoas como “animais” .

Existe descriminação em tudo, na cor, na condição financeira, no local que mora, no trabalho, na escola; também contra as pessoas que sofrem de doenças, algumas como, Bulimia, Anorexia, Obesidade,Paralisia Cerebral...

Já ouvi falar sobre casos de descriminação no trabalho, quando a patroa é de cor branca e contrata uma serviçal para seu domicilio de cor negra, mas nessa situação a patroa tem um auto preconceito com pessoas de cor negra. E  com isso ela explora sua serviçal, faz com que ela trabalhe mais do que deveria e não ganha o que esperava.

Não necessariamente,mas há sim descriminação no trabalho, nas escolas; alunos negros ganhando apelidos,sendo tratado de uma forma cruel e maldosa!

Que o dia 21 de março não seja apenas mais uma data para se comemorar algo como se fosse uma data qualquer que você nem saiba o siguinificado. Muitas das pessoas nem sabem o que se comemora nesse dia !

Que 21 de março seja mais valorizado, que comecem a dar valor para que acabemos com essas descriminações. Que as pessoas possam enxergar o mundo como ele realmente é, igual !

*Enquanto a cor da pele for mais importante que o brilho dos olhos haverá guerra . (Bob Marley)

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário