Get your own Digital Clock

terça-feira, 10 de abril de 2012

A Revolução Russa

                            O INÍCIO DA REVOLUÇÃO





            Em agosto de 1914 a Rússia entrou na Primeira Guerra Mundial. Nicolau II acreditava que por meio da guerra pudesse aumentar o Império Russo e diminuir a insatisfação popular.

            No entanto, o fato acentuou o descontentamento e precipitou o processo revolucionário. A guerra agravou a situação econômica e social do país. Os soldados, mal-armados e mal alimentados, foram dizimados em derrotas sucessivas. Em dois anos e meio de guerra, a Rússia perdeu 4 milhões de pessoas.

            Em 1915, o czar Nicolau II decidiu assumir pessoalmente o comando do Exército, deixando o governo nas mãos de sua esposa, a Imperatriz Alexandra, e de Rasputin, um monge que agia como conselheiro do czar.

            Em 1917, a escassez de alimentos era muito grande e provocou uma série de greves. Em 27 de fevereiro desse mesmo ano, uma multidão percorreu a capital do Império pedindo pão e o fim da guerra. Os manifestantes também criticavam o sistema monárquico.

            A polícia e o exército, agora ao lado dos manifestantes, não reprimiram o movimento.  Esse governo, dominado pela burguesia russa, decidiu continuar na guerra, com planos de uma grande ofensiva contra a Áustria-Hungria.
        
            Essa continuidade, mantém a miséria,mantém a fome,mantém o processo fracionário na Rússia na união soviética.
        
            No dia 17 de julho de 1917,foi provocada uma grande manifestação pelo fracasso do novo governo. Era o fim do governo provisório de Lvov, substituído por Alexander Kerenski.

        
            Naquele momento, três grupos e três diferentes propostas políticas se defrontavam pelo poder:

          * O Partido Democrático Constitucional, partido da burguesia e da nobreza liberal, favorável à continuação da guerra e ao adiamento de quaisquer modificações sociais e econômicas.

           * Os bolcheviques - maioria, em russo -, que defendiam o confisco das grandes propriedades, o controle das indústrias pelos operários e a saída da Rússia da guerra. Graças ao controle cada vez maior que exerciam sobre os sovietes de operários e soldados, sua força crescia continuamente. Seus dois principais líderes eram Vladimir Lênin e Leon Trotsky.

           * Os mencheviques - minoria, em russo -, que, embora contrários à guerra, não admitiam a derrota da Rússia. Divididos internamente e indecisos quanto aos rumos que o país deveria tomar, foram perdendo importância política.


Primeiro momento fevereiro/1917

Fase moderada
Liderança – kerenski
Abdicação do czar
Caráter liberal burguês
Continuidade da Rússia na primeira guerra mundial ...

Essa continuidade, mantém a miséria,mantém a fome,mantém o processo fracionário na Rússia na união soviética .

Vladimir Lênin (LÍDER DOS BOLCHEVICHS) inicia o segundo processo revolucionar – teses de abril
 

“paz,terra e pão:todo poder aos sovietes “ – diz Lênin

Segundo momento outubro/1917

Fase radical
Medidas socialistas
Saída da Rússia
Início da guerra civil

Primeiras medidas socialistas :

Reforma agrária
Estatização da economia
Nacionalização dos bens
Saída imediata da Rússia  




Nenhum comentário:

Postar um comentário